Óleo de coco é saudável?
A dislipidemia é causada por distúrbios no metabolismo lipídico que levam a elevações crônicas dos lipídios séricos, especialmente lipoproteína de baixa densidade (LDL)-colesterol e triglicérides, aumentando o risco de síndrome metabólica, obesidade, diabetes, processos aterogênicos e doenças cardiovasculares. O óleo dos frutos de Euterpe oleracea (OFEO) é rico em ácidos graxos insaturados com potencial para tratar alterações no metabolismo lipídico. Neste estudo, nosso objetivo foi investigar o efeito do OFEO na hiperlipidemia induzida pela gordura saturada (GSC) de Cocos nucifera L. em ratos Wistar. O perfil cromatográfico mostrou que os ácidos graxos insaturados correspondem a 66,08% no OFEO, predominando o ácido oleico (54,30%) e os ácidos graxos saturado.
Este artigo fez um estudo em ratos durante 40 dias para avaliar o consumo de óleo de coco puro, óleo de coco e açaí, óleo de açaí puro e placebo e seus efeitos sobre as aortas torácicas de ratos. Conclui-se que óleo de Açaí reduz o colesterol total e o colesterol LDL e previne a ação aterogênica (placas de gorduras das artérias). a Figura A é uma artéria de rato que consumiu óleo de coco puro (a artéria está com uma enorme placa de gordura), a figura B é uma aorta de um rato que consumiu só óleo de açaí (sem placa nenhuma), a figura C é a aorta de ratos que consumiram óleo de coco junto com óleo de açaí (sem placa de gordura), a figura D é uma aorta dos ratos que ingeriram óleo de coco e o medicamento Sinvastatina (sem placa de gordura na aorta por causa do medicamento). E por fim o grupo E foi tratado com placebo (sem placa de gordura)
Os ratos que consumiram por 40 dias óleo de coco foram induzidos a ter
hiperlipidemia (colesterol alto). Assim, a pesquisa propõe, que o óleo de açaí possui propriedades anti-hipercolesterolêmicas e antiaterogênicas (previne placa de gordura nas artérias).
O óleo de açaí é produto da prensa a frio da polpa do açaí. Suas excelentes características nutricionais são responsáveis por sua atividade antiaterogênica (capacidade de reduzir a formação de placas de ateroma que entopem as artérias) e diminuição do colesterol total e o LDL colesterol (o colesterol ruim), prevenindo assim doenças cardiovasculares.
Sua composição é predominantemente de ácidos graxos insaturados (mais de 70%), sendo que em torno de 50% destes, são de ácidos graxos monoinsaturados ômega-9 (ácido oleico). Além disso, apresenta grande quantidade de tocoferóis (vitamina E), com ação antioxidante importantíssima para o organismo, porque evita e retarda os danos celulares que causam desde envelhecimento da pele e diversas doenças como o câncer.
O óleo de açaí possui uma coloração naturalmente avermelhada e pode ser utilizado em diferentes preparações na culinária: molhos para saladas, bolos, sopas, carnes, entre outros.
Belmira S. Faria e Souza, Helison O. Carvalho, Talisson Taglialegna, Albenise Santana A. Barros, Edilson Leal da Cunha, Irlon Maciel Ferreira, Hady Keita, Andres Navarrete e José Carlos Tavares Carvalho.
Efeito do óleo de Euterpe oleracea Mart (Açaí) sobre a Dislipidemia Causada por Cocos nucifera L. Gordura Saturada em Ratos Wistar.
Revista de Alimentos Medicinais.Setembro de 2017.830-837.http://doi.org/10.1089/jmf.2017.0027
https://santooleo.com.br/produto/oleo-de-acai-garrafa-200ml/
Comentários
Postar um comentário